bom uso do Design e da comunicação estratégica pode ajudar qualquer empresa, de qualquer tamanho a se posicionar corretamente perante seu público, fortalecendo sua marca e seu valores.
QUAIS SÃO OS FATORES FUNDAMENTAIS PARA CRIAR UMA NOVA MARCA?
CONHECER A MARCA
Precisamos estabelecer quem é essa marca, qual a sua identidade, qual a sua persona, qual é o DNA da marca, isolar características singulares que nortearão o projeto.
CONHECER O PÚBLICO
É necessário conhecer o público para o qual estamos comunicando, analisá-lo, compreende-lo, observar seu comportamento e suas características, desse modo, iremos criar uma marca direcionada a quem precisamos atingir.
ESTABELECER CONTATO ENTRE AMBOS
Compreender quais são os pontos de contato do público com a marca, quais os momentos que ela será ativada na percepção desse público. Analisando materiais e aplicações que tornará a marca eficiente nessa conexão.
QUAIS SÃO AS ETAPAS PARA CRIAR UMA NOVA MARCA?
O processo que uso para a criação de uma nova Identidade Visual se assemelha muito a metodologia conhecida como Design Thinking, aonde essa possui 04 etapas maiores aonde agregam-se ferramentas que auxiliem no desenvolvimento.

As 04 etapas são:
Imersão, Análise e Síntese, Ideação e Prototipação.
IMERSÃO
A informação será sempre o grande norte para qualquer projeto, somente assim se chegará em uma solução satisfatória. Por isso, nessa etapa é realizado o processo de briefing e entrevistas, aonde questionarei sobre sua empresa, sua atuação, seus concorrentes, sua história, irei compreender e analisar os seus desafios e expectativas para o projeto.
Após as entrevistas e briefings iniciais, darei início ao processo de pesquisa e validação de cada informação fornecida, mapeando concorrentes, referências visuais, empresas com atuação semelhante ou que sejam inspirações de atuação, buscando assim ampliar a quantidade de informações que tenho em mãos com o intuito de estabelecer o DNA da marca e quais os conceitos que serão trabalhados no decorrer do projeto.
ANÁLISE E SÍNTESE
Esse é o momento de gerenciar e filtrar as informações, precisamos focar e decidir para qual caminho iremos seguir. Na imersão coletamos uma grande quantidade de informações, e para prosseguirmos precisamos separar por relevância cada coleta e direcionar o que está mais alinhado com as expectativas do projeto.
IDEAÇÃO
Após longa pesquisa e filtragens, finalmente começaremos a criar e moldar o que será a marca final do projeto. Nessa etapa colocarei a mão na massa para testar, experimentar, rabiscar, analisar e testar novamente. As informações coletadas até o momento se tornam a base da criação e norteiam o processo de criação, tudo para criar uma solução de marca que seja única para sua empresa.

PROTOTIPAÇÃO
Lembra da última vez que você foi no mercado e comprou aquela comida que tanto gosta? O seu contato com esta embalagem foi pensado anteriormente, no design nada é por acaso. Por isso precisamos pensar os pontos de contato que a sua marca terá com seus clientes, como será a diagramação, a organização visual, as cores que estarão presentes e a distribuição de informação. Na fase de prototipação criarei uma série de protótipos virtuais para que possa compreender a aplicação da sua marca e entender como ela irá se comportar no mundo real, tudo isso antes de ser impressa, conseguindo analisar e garantir que a solução do projeto esteja alinhada com suas expectativas.
ENTREGA
Essa não é uma fase, mas a conclusão de todas elas. Após a aprovação do projeto irei organizar todos os arquivos para lhe enviar, assim sempre conseguirá usar da maneira planejada para sua empresa. A logo estará salva em diferentes formatos com suas respectivas cores, arquivos separados com as fontes utilizadas e o manual de marca que poderá ser enviado a cada fornecedor que utilizará a marca, nesse manual estarão presentes todas as regras para uso e aplicação da marca, garantindo a padronização de seu material.
VAMOS CRIAR A SUA NOVA MARCA?
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